Produção

Atualmente Susanna Kruger é responsável pela empresa Susanna Kruger Produções Artísticas Ltda.

À frente de empresas como a Atores de Laura Produções Artísticas Ltda. e Festival Produções Artísticas Ltda. realizou diversos projetos culturais.

Casa de Laura

O espetáculo conta a história de Laura Alvim, sua família, a construção de de sua casa na Ipanema do início do século XX e de seu sonho em transformá-la na atual Casa de Cultura Laura Alvim. Através desta história, o público era conduzido por todos os cômodos do Museu onde outrora morava a família Alvim.

 

Texto Anamaria Nunes

Direção Susanna Kruger
Direção de arte Ronald Teixeira
Iluminação Aurélio de Simoni
Arte gráfica Paula Mello
Fotos Dalton Valerio

Visagismo Ricardo Moreno
Consultoria de projetos Márcia Dias
Produção Susanna Kruger

 


 Estreou em 2 de novembro de 2008 no Museu da Casa de Cultura Laura Alvim - Rio de Janeiro, Brasil -  onde permaneceu em cartaz por dois anos consecutivos.


Cia Atores de Laura

Em 1993 fundou com Daniel Herz a Cia. Atores de Laura. Nos 17 anos em que co-dirigiu a Companhia, produziu 12 espetáculos - A entrevista, Cartão de embarque, Romeu e Isolda, Decote, O julgamento, A casa bem assombrada, A flauta mágica, Auto da India ou Arabutã, As artimanhas de Scapino, Conto de inverno, N. I. S. E. e Pessoas -, uma instalação teatral - Sonhos Shakespeareanos ou Julliet's birthday - diversas leituras dramatizadas e oficinas. Durante os nove anos que co-dirigiu o Teatro Miguel Falabella-NorteShopping e que esteve a frente de sua programação artística, desenvolveu um projeto de formação de um público de teatro na Zona Norte do Rio de Janeiro. Lá produziu o Festival dos alunos do TMF que anualmente promovia um intercâmbio entre os diversos cursos que aconteciam no Teatro através das apresentações de seus espetáculos num Festival durante dois meses. Produziu também a MOSTRA NORTE DE TEATRO E MÚSICA que durante um ano, levou ao palco o repertório de 12 grupos e companhias de teatro do RJ que integravam a A. G. C. - Associação de Grupos e Companhias - e  diversos grupos de música erudita. Criou um espaço que abrigou diversas exposições de artistas renomados. Em 2005, o Teatro Miguel Falabella-NorteShopping recebeu um prêmio de menção honrosa pelo conjunto de trabalho alí desenvolvido.

Mostra Norte

de Teatro

A Mostra apresentou à Zona Norte do Rio de Janeiro parte do trabalho desenvolvido por 12 Grupos e Companhias da cidade através de debates, mesas redondas, oficinas de teatro gratuitas e da apresentação de seus repertórios. Este projeto - uma parceria entre a Cia. Atores de Laura e a A. G. C. - Associação de Grupos e Companhias de Teatro do Rio de Janeiro - se realizou no Teatro Miguel Falabella/NorteShopping - 2008.



Mostra Norte

de Música

Apresentou à Zona Norte do Rio de Janeiro seis concertos de música de câmera onde o público teve uma visão ampla das formações camerísticas mais tradicionais, dos diversos instrumentos e dos diferentes sons que eles produzem em conjunto ou individualmente. As famílias de instrumentos - cordas, madeiras, metais, percussão e música vocal - foram representadas revelando e desmistificando um pouco a história da música clássica, tornando-a mais acessível e trazendo bons momentos de apreciação e proximidade com a música.

​Este projeto - uma parceria entre a Cia. Atores de Laura e o Maestro Wendell Kettle - se realizou no Teatro Miguel Falabella/NorteShopping - 2008.



Sarau Teatral

O SARAU TEATRAL criou um espaço pensante e atuante do fazer teatral. Atores - profissionais ou amadores de qualquer geração - apresentaram cenas, esquetes ou performances. Foi aberto um espaço para a prática do ofício teatral de forma contínua e simplificada. O ator que sempre desejou fazer um determinado personagem de Shakespeare e não encontrou meios para viabilizar a produção dessa peça, pode no SARAU, atuar numa cena. Uma atriz que escreveu para si um esquete pode apresentá-lo ao público.

O SARAU TEATRAL foi um sucesso de público. Durante toda temporada levou ao Teatro Laura Alvim - que tem 250 lugares - cerca de 500 pessoas em cada apresentação. Os espectadores que assistiam a primeira cena, ao sair davam lugar àqueles que assistiam as outras.

O Sarau Teatral, com apresentação de Susanna Kruger, aconteceu de junho a agosto de 2002 no Teatro Laura Alvim.



Festival de Teatro Brasileiro

Durante cinco anos produziu os espetáculos que integraram o Festival de Teatro Brasileiro - O noviço, Caiu o ministério, Casa de orates, o Alienista, O homem que sabia javanês, Eros e Psiquê, A geração Trianon, O inimigo da classe, Nos tempos da opereta e Apareceu a Margarida. O Festival de Teatro Brasileiro teve como objetivo principal a formação de um público de teatro. O primeiro movimento foi apresentar as peças nas escolas e universidades públicas e particulares. Num segundo movimento as instituições passaram a levar seus alunos para assistir aos espetáculos no teatro. Em 1985 e 1986 o Festival se apresentou no Teatro Ipanema. De 1987 a 1990 a Casa de Cultura Laura Alvim passou a sediar o projeto. Para realizar este trabalho foi imprescindível a parceria com professores que viabilizaram a entrada do projeto nas escolas e se responsabilizaram pelo deslocamento de suas turmas para o teatro.

Copyright 2012 © Susanna Kruger.